outubro 10, 2009

Blogagem Colectiva "Na minha Terra Come-se Bem"

"Mexilhões Machos"
 
Ao contrário do que se pensa, ainda há jovens que não trocam uma boa feijoada, ou um arroz de grelos malandrinho a fugir prá fonte, acompanhado de "jakinzinhos" fritos, por "pizza" ou  outra "comida plástica", o que não significa que conheçam os ingredientes duma vulgar receita. Isso é tarefa de mães, avós, tias e irmãs mais velhas eheheh


Espevitada e abelhuda, algumas vezes caí nas "armadilhas" que o padrinho, um homem com sentido de humor e divertido de idade avançada mas sempre criança, estava sempre a engendrar.

Estávamos de férias em Sesimbra e fui incumbida de ir ao mercado comprar mexilhões, petisco que ele próprio fazia questão de preparar e com o qual eu me deliciava lambendo até os dedos. Ao sair, o maroto fez-me  a recomendação que era hábito fazer em relação aos "crustáceos:

- Ó garota, lembra-te do que te ensinei. olha que os "machos" têm mais que comer e são mais gostosos!

Obediente, a Cusca Endiabrada que na altura não passava de uma menina ingénua e bem intencionada (para anjinha só lhe faltavam as asas eheheh), correu a praça de um lado ao outro, à procura de mexilhões machos, olhando disfarçadamente em todas as bancas, mas estranhamente os moluscos pareciam todos iguais e quanto mais observava mais convencida ficava de que naquele dia, no mercado, só havia "mexilhões fêmeas"!!!

Sem se dar por vencida, nem querer passar por ignorante, apontou para aquilo que em termos anatómicos lhe pareceu ter forma masculina, pediu ao peixeiro 1 kg bem aviado e senhora de si chegou a casa com 1 saco de "canivetes" ahahah

Quando abriu o saco, ouviu-se uma sonora gargalhada, mas o padrinho não se atrapalhou, enfiou-se na cozinha e posso garantir que os "mexilhões machos" são de comer e chorar mais.

Confesso que continua a intrigar-me o facto dos moluscos serem todos fêmeas. Já repararam bem? eheheh




10 comentários:

Pascoalita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pascoalita disse...

á agora podias dizer como é que o padrinho preparou os "canivetes" (olha lá, isso não são navalhas ou lingueirão?)

Jám tenho comprado para meter no arroz de marisco.

Helena Teixeira disse...

Como a Cusca é danada para a brincadeira...sabes o que me pareciam os canivetes? Espermatozoides! Ahahahaha...
Mexilhão com molho de tomate que a minha mae faz é uma delícia,acompanhados de batatas fritas caseiras.Agora Canicoisos nunca comi..parecem deslavados...serao bons?
Bem,vou ver se a Suécia está a perder e se Portugal vai jogar no Mundial ou cortar o relvado dos estádios...
Jocas gordas,
Lena

Parisiense disse...

Já comia......apesar da gripe se ter instalado e da m/garganta ainda me doer,mas que esses mexilhões machos iam com uma cerveja fresquinha, lá isso iam. Eram como tremoços....hihihihih

Beijokitas cusca e bom fim de semana.

Teté disse...

Ainda sexta-feira comi uns mexilhões na cataplana de comer e chorar por mais... :)

Esses canivetes ou ligueirão ou lingueirão são muito usados para fazer "arroz de..." em várias zonas algarvias - menos dadas às comidas plásticas que os turistas parecem não gostar de abandonar. Também é muito bom!

Mesmo assim, prefiro o mexilhão, tanto em molhos de tomate ou cebola, como em temperos de tomate, cebola e pimento crus, numas saladas mais fresquinhas (este parece-me ter origem espanhola, ou pelo menos foi lá a primeira vez que provei).

Beijinhos e boa sorte para o concurso!

Jorge Carvalho disse...

Eu gosto disto tudo!!!!!! Está a crescer-me água na boca...

*****
Coisas minhas.

As palavras são mensagens do coração. Transmitem sentimentos, pensamentos, emoções, opiniões, dores, rancores e outras coisas.
As palavras são armas e com elas travam-se guerras entre pessoas. Mas se forem utilizadas de forma sábia podem fazer aquilo que a violência nunca conseguirá. Uma palavra que em tempo de paz transmite alegria,porém em tempo de guerra poderá intensificar o conflito pois é recebida num momento de tensão.
No entanto, as palavras também são sinónimo de alegria quando pronunciadas, não por interesse, mas sim por amor.
Ah! Mas as palavras são ainda a herança mais antiga, a identificação de um povo e da sua cultura. Constituem, assim, a diferença entre povos, entre raças.
E as memórias que nos transportam para um passado distante? "Era uma vez uma bela princesa...". Palavras doces, belas, reconfortantes, saudosas, mas também sofridas.
De facto as palavras têm uma dimensão extraordinária sempre dependente de um momento, de uma entoação, de uma relação, de uma memória, de uma história e principalmente de uma intenção.

BOA SEMANA!

Mexicano Tarado disse...

Malandra! Levaste-me a fizer figuras tristes.
No Sábado fui à paça e pus-me a espreitar para o "sim senhor" dos moluscos, o que não agradou muito às peixeiras que me olhavam desconfiadas rsrrsr

Mas tens razão: Só encontrei fêmeas

:)) :))

Laura disse...

Ah, dessa nem entendo nada, ams como sabemos que é tudo femeas? hum, a cosia tá preta é que a partir de agora já sei que vou pedir uns kilos de mexilhões machos e nem quero femeas, ora pois, sempre quero ver se sabem fazer a seleção..ajjjjhhhh beijinhos ó cusquinha amiga...

Zé do Cão disse...

Mexilhões ou canivetes, mesmo a esta hora, marchavam que era uma beleza.

Sandra disse...

Amigo Muito interessante o seu post, sobre os mexilhões.
gosto muito de frutos do mar. São uma delicias.
Bom apetite.
Sandra